Páginas


terça-feira, 25 de março de 2014

Coisas de bebê

Essa semana uma amiga chinesa me enviou uma lembrancinha do nascimento do bebê dela e decidi dividir com vocês algumas peculiaridades sobre a chegada e os primeiros dias de um bebê chinês.

Quando uma criança nasce aqui na China, os pais tem o costume de avisar aos amigos e parentes sobre a chegada do bebê enviando a eles uma caixinha com doces e chocolates. Nessa ocasião, além da data do nascimento e do nome escolhido para o filho, o casal anuncia também o sexo da criança, uma vez que ninguém, nem mesmo os pais são permitidos saber se esperam um menino ou uma menina!

Durante os primeiros meses após o parto, mãe e bebê saem pouco de casa (principalmente se compararmos aos nossos costumes ocidentais). Quando completam 100 dias do nascimento do bebê os pais comemoram com uma grande festa convidando parentes e amigos. Essa festa pode ser comparada a que fazemos para nossos filhos quando eles completam 1 ano de vida.

Na verdade a contagem de 100 dias se justifica porque esse período equivale a mais ou menos 3 meses, que, se adicionados aos 9 de gestação, completam exatamente os 12 meses em que a criança foi concebida. Portanto, o aniversário de 1 ano da criança é comemorado aos 3 meses de vida!

Essa é a caixa fofinha que ganhei pelo nascimento do bebê

Os detalhes sobre a chegada do bebê, nome e data de nascimento

E os doces! Êba, veio Godiva!!!!!!!

terça-feira, 18 de março de 2014

The Boy From the Sky

Na sexta passado fui assistir à uma peça de teatro. Era a adaptação do livro O Pequeno Príncipe, de Antoine de Saint-Exupery, The Boy From the Sky.

Li o livro umas duas vezes quando criança e voltei a lê-lo depois de adulta. Sem contar com as inúmeras vezes que leio e releio trechos para meus filhos. Não me canso de gostar. É lindo, é mágico, é encantador!

Com um original tão bom, a peça não poderia ser diferente. Atuada somente por crianças e jovens, a história ficou ainda mais mágica.

O pequeno príncipe estava simplesmente perfeito. Um garoto loirinho, cabelo da cor do sol, e com aquela mistura de inteligência e inocência, bem característica do personagem.

O figurino estava simplesmente sensacional! O garotinho surgiu no palco logo na primeira entrada com aquele casaco longo azul da cor do céu! Ah, se eu pudese ter feito algumas fotos.....

A peça não contou todo o livro, claro, mas não faltaram as mais clássicas e marcantes passagens. O encontro com o aviador, os diálogos com a Rosa, o desenho do carneirinho, a amizade com a raposa e as viagens pelos estranhos planetas.

Enfim, foi muito legal, valeu muito a pena!







quarta-feira, 12 de março de 2014

This is China!

"This is China" é um expressão que os chineses usam muito com os estrangeiros. Ela é usada em situações em que o expatriado se depara com algo muito diferente dos padrões do seu país de origem. Os chineses usam para justificar o que não tem explicação, é algo como: "Você pode não acreditar, mas aqui na China funciona assim..."

Ontem, fui para ginástica e, como de costume, deixei meu patinete na porta da academia e fui malhar! Quando saí, eu, com a minha cabeça de vento, voltei andando. Nem me perguntem porque, mas foi assim.

Hoje de manhã, passei uns bons minutos procurando meu patinete pela casa e nada. Pensei: "Isso é coisa das crianças, pegaram meu patinete e largaram por aí! ". Para não perder mais tempo, peguei a bicicleta e fui para a academia. Qual foi a primeira coisa que eu encontrei ? Bem na porta, no mesminho lugar que eu deixei, estava lá, o meu patinete intacto! As coisas por aqui funcionam assim...... This is China!





segunda-feira, 3 de março de 2014

Presente de Casamento


Recentemente fui convidada para uma festa de casamento e lembrei de contar aqui no blog de como funciona a lista de presentes dos noivos.

Tudo muito simples e objetivo. Casamentos chineses não tem lista de presentes! Ao invés disso, alguns hongbaos (http://minhacasanomundo.blogspot.com/2014/02/os-envelopes-vermelhos.html ), recheados de uma boa quantia de dinheiro, fazem a felicidade do casal de noivos no grande dia!

O valor que vai dentro do envelope gira em torno de RMB 1.500,00 a RMB 2.000,00 (o equivalente a R$ 600,00 a R$ 800,00) o que se torna caro para a maioria dos assalariados. Essa é uma média baixa, para casamentos mais simples. Quando o casamento é da alta sociedade o valor do hongbao é muito mais que isso e varia de acordo com o tamanho da festa oferecida aos convidados. Normalmente os organizadores do evento sugerem um valor mínimo de hongbao para os convidados presentearem os noivos. Ninguém questinona ou acha indelicado.

Além do envelope vermelho os noivos também fazem uma lista de presentes super especiais para ser dada por convidados também muito especiais, como pais, irmãos, tios, etc.

Nos anos 70 essa lista era composta de relógio, bicicleta, máquina de costura e rádio e era conhecida como "três giros e um som". Os preços dos produtos eram relativamente altos quando comparados aos salários da época. Enquanto um trabalhador nessa época ganhava uma média de 20 RMB por mês, uma bicicleta custava cerca de 150 RMB!

Hoje em dia, a antiga lista de desejos dos anos 70 ficou fácil de ser adquirida e, por isso, ao invés dos três giros e um som, os casais modernos pedem apartamento, carro, TV e produtos modernos para equipar a nova casa.