Claro que para ter sido a residência dos sultões o palácio não é nada modesto. Seus prédios em arquitetura árabe, revestido de mosaicos e pinturas, seus inúmeros jardins com fontes, praças e suas belíssimas rosas e tulipas fazem do Topkapi um dos palácios mais belos do mundo! Como se não bastasse, sua localização é pra lá de privilegiada, entre o Mar de Marmara, o Bósforo e o Corno de Ouro. Do alto de seus jardins dá para se ter uma vista para o Bósforo, que divide a Ásia da Europa. O estreito do Bósforo será um post à parte. Fiz um cruzeiro simplesmente belíssimo nele que merece destaque!
Hoje o Palácio abriga um riquíssimo museu com peças em ouro, prata, cerâmica, roupas, jóias e relíquias sagradas. Entre as peças mais surpreendentes estão o maior diamante do mundo com 86 kilates e peças emblemáticas como as barbas do profeta Maomé!
Como uma visita ao Topkapi, para ser bem feita, dura um dia inteiro, o complexo tem restaurantes, cafés, sem contar com os jardins convidativos para uma pausa durante a visita. Almoçamos no restaurante principal que fica no alto do Palácio.
Jardins do Palácio
Entrada principal, do lado de fora das muralhas
Essa é a porta principal para entrada no segundo pátio. Nas duas torres ficavam os prisioneiros condenados à morte, antes da execução!
Suíte do Sultão
A vista do restaurante onde almoçamos, nos jardins do Palácio. Ao fundo, o Bósforo dividindo a Ásia da Europa.
O harém do sultão