Páginas


quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Festa de Casamento

Há algum tempo eu já havia falado aqui no blog sobre um casamento que eu havia sido convidada. O casamento finalmente chegou e aconteceu neste final de semana.

A festa foi linda. Tudo muito romântico, como deve ser! No entanto, cheia de peculiaridades e tradições que nem cogitamos fazer no Brasil!

Logo no início da festa foi exibido um vídeo mostrando tudo que os noivos haviam feito durante o dia. O vídeo começou com os noivos, ainda pela manhã, se arrumando, cada um na casa dos seus pais. Em seguida o noivo pegou a noiva na casa dos pais dela. Ela saiu de casa toda vestida de noiva, porém descalça! Sua mãe é, tradicionalmente, responsável por calçá-la no momento em que a entrega para o noivo.

Em seguida, o filme mostrou o casal indo para a casa dos pais dele, onde a noiva serviu uma refeição para seus futuros sogros. Obviamente não foi ela quem preparou a comida, porém é ela quem serve e entrega a comida para os pais do noivo. Esse momento simboliza a passagem da noiva de uma casa para outra, pois, a partir daí, será na casa do noivo onde ela passará todas as datas comemorativas importantes. Só para exemplificar, se os chineses comemorassem o Natal, seria com a família do marido que ela celebraria e NUNCA com seus próprios pais!

Depois de almoçarem com os pais do noivo, o casal seguiu finalmente para a cerimônia do casamento. O filme acaba com os dois chegando no próprio casamento.

Já na festa, os noivos tiraram fotos, receberam os convidados na entrada do salão e, em seguida, se retiraram para se prepararem para a cerimônia. Reapareceram, então, o noivo em cima de um palco e a noiva na ponta de uma passarela onde foi recebida pelo noivo. De joelhos ele a pediu em casamento. Lindo!!! Trocaram as alianças e o mestre de cerimônia realizou o tradicional momento do "sim". Depois um amigo e o pai do noivo fizeram um brinde ao casal.

Já casados os noivos brindaram com todos os convidados, cortaram o bolo e se retiraram de novo da festa. A noiva foi novamente se arrumar enquanto o noivo deu início a uma performance onde ele cantou fazendo uma serenata para a amada. Surgiu ela, então, com um outro vestido e cantou para ele.

Por último, aconteceu o terceiro momento da festa onde o chefe de cerimônias coordenou brincadeiras com os noivos e os convidados. No total a noiva vestiu três vestidos, o primeiro branco, para o casamento, o segundo azul e o terceiro vermelho, o mais tradicional na China! A festa foi longa, curiosa e muito divertida!

 
 



  







  

Em cada mesa havia duas carteiras de cigarro e uma caixa de fósforo personalizada para os noivos. É uma tradição, após o casamento, a noiva sair em cada mesa de convidados e ascender, ela própria, o cigarro de quem queira fumar!