Páginas


quarta-feira, 14 de maio de 2014

Moutai - A Paixão Nacional da China

Essa semana meu marido ganhou, de um colega de trabalho, um Moutai, uma bebida destilada típica chinesa e o assunto veio à tona para contar como as pessoas bebem aqui na China e falar um pouco do que é o Moutai.

O chinês não tem o hábito ingerir álcool. No Brasil, mesmo quem diz não beber, toma um drink em um evento social. Isso não acontece na China, o normal é não beber nada mesmo. Junte isso ao fato de que as bebidas chinesas tem uma concentração altíssima de álcool, quando um chinês bebe, acaba por se embriagar com muita facilidade.

O Moutai é uma sofisticada marca de um tipo de bebida, conhecida como bái jiu. O bái jiu pode ser comparado com a nossa cachaça, mas acredito que seja ainda mais forte. O Moutai é produzido em uma cidade com seu mesmo nome que possui um clima e vegetação muito específicos que contribuem para o sabor da bebida. O grande sucesso do Moutai é o fato de ele possuir um aroma e um suave sabor de uma mistura de pera, nozes, amêndoas e molho de soja, sim, o shoyo que usamos na culinária japonesa! Pode parecer estranho uma bebida com gosto de shoyo, mas funciona, fica com um sabor agradável.

A bebida possui ainda algumas variações de acordo com o teor alcoólico. As mais caras têm maior concentração de álcool. Normalmente, é uma bebida cara, ainda que seja possível encontrar lotes com baixo teor alcoólico e mais acessíveis. Nessa apresentação de 53%, custa cerca de 250 dólares e vem em uma charmosa garrafa de porcelana que protege a bebida da luz conservando o sabor.