quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

As Quatro Flores Nobres - Si Junzi

Muito comum encontrar pinturas e obras de arte de flores na cultura chinesa. Provavelmente, em uma porcelana, um quadro ou até mesmo em uma camiseta você já deve ter visto um flor desenhada. Na verdade essas flores que normalmente aparecem são específicas e tem um significado próprio.

A flor da ameixeira, a orquídea, o bambu e o crisântemo juntos compõem "as quatro flores nobres", representando quatro diferentes virtudes que são consideradas as mais relevantes na cultura chinesa.

Flor da Ameixeira:
Uma vez que estas flores brotam durante o inverno, elas são o símbolo da força interior e da fé diante de situações adversas.

Orquídea:
As orquídeas usualmente crescem em vales sem pessoas para admirá-las. Elas não possuem cores muito diversas mas são muito perfumadas. Elas representam a virtude de manter elevados padrões de moral sem buscar o reconhecimento.

Bambu:
Ao invés de possuírem muitos galhos, o bambu cresce sempre reto. Eles representam a retidão do homem.

Crisântemo:
Enquanto todas as flores começam a murchar no começo do outono os crisântemos florescem. Eles simbolizam a coragem frente a adversidade.

Portanto, ao dar de presente uma pintura ou mesmo a flor propriamente dita, os chineses querem expressar o reconhecimento, na pessoa presenteada, da virtude que a flor simboliza.