Páginas


quinta-feira, 12 de março de 2015

Guia do Ano Novo Chinês - O que comer no Spring festival


Muitos pratos são escolhidos para serem consumidos durante o período de Ano Novo por terem significados especiais ou estarem associados a coisas boas. Vamos para a justificativa de cada um deles:
Spring Rolls: Enquanto se come os “rolinhos primaveras”, como nós conhecemos, é só dizer : ” Uma tonelada de ouro!” para atrair a prosperidade. Isso porque os rolinhos fritos em óleo lembram barrinhas de ouro.

Dumplings ou jiaozis: Já deixei  a receita aqui no blog (http://minhacasanomundo.blogspot.com.br/2013/12/receita-de-comida-chinesa-jiaozi.html). Consumí-los durante o período atrairá mais dinheiro. Ao serví-los costuma-se organizá-los em linhas mas nunca em circulos pois a idéia não é fazer o dinheiro circular, ele tem que vir e parar na sua mão!

Tangyuan: O Tangyuan é uma sobremesa em formato de bolinha feita de glutinous rice, uma espécie de massa lisa de arroz, recheado de um doce de frutas ou grãos. Posso garantir que é muito gostoso.


Noodles para a longevidade: O consumo do macarrão longo, está associada à longa vida. Nunca deverão ser cortado ou quebrados antes de comer!

Peixe:  Em mandarim a palavra peixe, “yu” soa como “ainda mais” e representa o desejo da continuidade da abundância.  Pratos de peixes são servidos na ceia de Ano Novo e não devem ser totalmente consumidos até a virada do ano.

Frutas cítricas: Simbolizando a plenitude e riqueza, as frutas circulares e douradas como tangerina, laranjas e pomelos são tradicionalmente consumidas nesse período. Os nomes dessas frutas quando escritas ou faladas em Mandarim lembram palavras como sucesso e sorte.


Niangao: Niangao é um bolinho de glutinous rice que está associado ao crescimento e quando consumido por crianças trazem melhores notas e para os adultos trazem sucesso no trabalho e promoções.O niangao costuma-se vir em forma de bichinhos ou moedas.