Páginas


terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Os Envelopes Vermelhos

Por aqui as comemorações de Ano Novo Chinês continuam. Na terra em que inventaram os fogos de artifício, a queima não dura minutos, como a do nosso réveillon, dura a semana inteira! Confesso que é meio estressante passar dias ouvindo todo esse barulho. Parece quando tem jogo da Copa no Brasil e a nossa seleção vai jogar, só que isso por uma semana. Cansa! Mas, faz parte!

Vivendo ainda todo esse clima ainda de réveillon, vou contar para vocês mais uma tradição dessa época do ano, a distribuição do Envelope Vermelho.

O Hongbao (討紅包) é um envelope nada discreto, cor vermelho-sangue, feito, exclusivamente, para colocar DINHEIRO. Nessa época do ano é comum, diria até obrigatório, distribuir hongbaos. Filhos, funcionários, parentes e amigos, todos devem ser presenteados com esse envelopezinho que, segundo a tradição, não precisa conter muito dinheiro, o importante é ser lembrado.

A quantidade de hongbaos que o chinês recebe está totalmente relacionada a sua popularidade, carisma e número de amigos que possui. Quanto mais você recebe, além de dinheiro, que é sempre bem-vindo, mostra o quanto você é querido.

O hongbao também é distribuído em ocasiões especiais, como em casamentos, por exemplo, mas, nesse caso, a quantidade de dinheiro que vai dentro do envelope conta e muito! Existem casamentos onde se estipulam um valor mínimo para o hongbao! Pode parecer indelicado, mas todo mundo cumpre!

Esses são os hongbaos que ainda me restaram neste ano