Páginas


domingo, 22 de fevereiro de 2015

Guia do Ano Novo Chinês - Uma Celebração de Muitos Dias


A celebração do Ano Novo Chinês, também conhecido como Spring Festival, dura cerca de duas semanas. Durante esse período existem tradições específicas e costumes que precisam ser seguidos.

Antes do Ano Novo:
As casas começam a ser decoradas cerca de 10 dias antes da véspera do Ano Novo. As famílias limpam suas casas de cima abaixo como forma de varrer a má sorte e tudo que aconteceu de ruim no ano velho. Algumas casas chegam a ter suas janelas e portas pintadas de vermelho, enquanto os mercados e feiras se enchem de comidas típicas, decorações e roupas vermelhas.

Véspera do Ano Novo:
A decoração se intensifica, surgem as lanternas vermelhas, pinturas e papéis de seda vermelha recortados. Impossível não entrar no clima!
Antes da passagem do Ano existe a tradicional ceia que reúne a família, chamada Nian Ye Fan. Antes do jantar as pessoas se reúnem e fazem orações relembrando os antepassados e pedindo boa sorte para o ano que começa.
Na mesa não pode faltar um prato de peixe cozido que é servido inteiro e que não pode ser totalmente consumido até a chegada do Ano Novo.
Algumas famílias, após a refeição fazem uma caminhada a um templo local ou praça pública para uma oração. Porém, a maioria das pessoas ficam em casa, festejando e assistindo o tradicionalíssimo baile de gala da rede de TV chinesa, o CCTV New Year's Gala, conhecido como o programa de televisão mais assistido do mundo!

O Primeiro Dia do Ano:
À meia-noite, ou um pouco antes disso, começa a explosão de fogos. Quem nunca esteve em uma passagem de Ano Novo Chinês aqui, não tem idéia do que isso significa. Neste ano, contei 40 minutos de queima de fogos sem interrupção! Completamente ensurdecedor e exaustivo! Porém, muito bonito, claro!
Quando o dia amanhece é hora de visitar os familiares, principalmente os mais velhos, como forma de respeito e gratidão. Os mais velhos por sua vez, abençoam filhos e netos desejando boa saúde e longevidade.
Neste dia é comum encontrar nas praças e parques públicos apresentações da dança do leão e do dragão que segundo a crença traz boa fortuna para os dançarinos e para quem assiste à performance.

Segundo Dia do Ano:
As visitas aos familiares continuam, dessa vez é a hora das esposas visitarem seus pais, parentes e amigos próximos, pois até então, toda a celebração havia sido feita apenas com parentes e amigos dos maridos.

Do Terceiro ao Sétimo Dia:
O terceiro dia é conhecido como "Red Mouth" e é considerado um dia ruim para fazer e receber visitas por conta do excessivo número de espíritos maus que rondam.
O quinto dia é o aniversário do Deus da Riqueza, enquanto o "ren ri", que cai no sétimo dia, marca o dia em que a humanidade foi criada.

Nono Dia:
Dia de voltar ao trabalho! Depois do mais longo feriado chinês, é nessa data que a maioria das pessoas voltam ao trabalho e as empresas e fábricas reabrem.

Décimo-Quinto Dia:
Na verdade já é um outro feriado, de um único dia, que acontece. Conhecido como Lantern Festival, que cai na primeira lua cheia do Ano Novo e marca o fim (definitivo) do Spring Festival. Nesse dia é tradição soltar lanternas vermelhas e assistir o espetáculo mágico de vê-las iluminar o céu.