quarta-feira, 10 de junho de 2015

Thousand-Year Eggs

Quem já visitou a China e esteve aberto a experimentar os pratos mais típicos e ousados daqui, certamente já ouviu falar no Thousand-Year Egg (Ovo de mil anos!). No entanto, a dúvida mais comum para quem come ou mesmo ouve falar do Ovo é : Quantos anos realmente tem o ovo de mil anos? Ele é realmente tão velho assim?

Felizmente, a resposta é não! O Pi Dan, como é chamado aqui na China, é feito de ovo de pata (mas também existem as versões de galinha e codorna) conservado, na casca, em uma mistura de barro, sal, cal e raspas de madeira, durante um mês ou dois, porém nunca mais que 100 dias!

Durante esse período, os níveis de pH aumentam dissolvendo a gordura e proteína no ovo fazendo com que a casca escureça e a clara fique translúcida e com consistência de gelatina. Enquanto isso, a gema se torna verde escuro e com um sabor muito intenso. Dependendo do método de conserva o sabor pode variar. Experimentei um e parecia como se tivesse sido feito um picles do ovo, era salgado e com o sabor de vinagre. Estranho, mas era gostoso sim.

A descoberta desse método de conserva é da Dinastia Yuan quando um fazendeiro encontrou um ovo de pata conservado envolto em uma camada de cal. Desde então vários métodos foram sendo usados e modificados mas nunca o Thousand-Year Egg deixou de ser popular na China.