Páginas


sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Mesquita Azul


A Mesquita Azul, ou Blue Mosque, ou ainda Mesquita de Sultanahmet é, sem dúvida, uma das obras mais belas e grandiosas de Istambul. Foi construída entre 1606 e 1616, a pedido do Sultão Ahmet que desejava que sua obra fosse ainda mais imponente que a, já então construída, Basílica de Santa Sofia que fica ao lado.

O nome Mesquita Azul é justificado pelos mais de 20 mil azulejos que a revestem. Sendo a única dentre as inúmeras mesquitas da cidade a possuir seis minaretes, a Mesquita Azul é, há mais de 400 anos, o cartão postal da cidade.

A Mesquita de Sultanahmet, além de ponto turístico, é ainda muito utilizada pelos mulçumanos para orações. Durante os horários de oração, não é permitida a entrada de turistas. Elas acontecem 5 vezes por dia, sendo a primeira ao nascer do sol e a última quando o sol se põe. A combinação por-do-sol com o som que ecoa vindo dos minaretes da Mesquita com os chamados para as orações compõem uma atmosfera única que vou carregar comigo como sendo a melhor lembrança de viagem da Turquia!

Aqui está um vídeozinho que fiz com o som do chamado para a oração. Desculpem a qualidade, que é péssima, gravei no meu celular enquanto o ônibus vermelho, no qual eu estava, se movimentava!