Páginas


segunda-feira, 3 de março de 2014

Presente de Casamento


Recentemente fui convidada para uma festa de casamento e lembrei de contar aqui no blog de como funciona a lista de presentes dos noivos.

Tudo muito simples e objetivo. Casamentos chineses não tem lista de presentes! Ao invés disso, alguns hongbaos (http://minhacasanomundo.blogspot.com/2014/02/os-envelopes-vermelhos.html ), recheados de uma boa quantia de dinheiro, fazem a felicidade do casal de noivos no grande dia!

O valor que vai dentro do envelope gira em torno de RMB 1.500,00 a RMB 2.000,00 (o equivalente a R$ 600,00 a R$ 800,00) o que se torna caro para a maioria dos assalariados. Essa é uma média baixa, para casamentos mais simples. Quando o casamento é da alta sociedade o valor do hongbao é muito mais que isso e varia de acordo com o tamanho da festa oferecida aos convidados. Normalmente os organizadores do evento sugerem um valor mínimo de hongbao para os convidados presentearem os noivos. Ninguém questinona ou acha indelicado.

Além do envelope vermelho os noivos também fazem uma lista de presentes super especiais para ser dada por convidados também muito especiais, como pais, irmãos, tios, etc.

Nos anos 70 essa lista era composta de relógio, bicicleta, máquina de costura e rádio e era conhecida como "três giros e um som". Os preços dos produtos eram relativamente altos quando comparados aos salários da época. Enquanto um trabalhador nessa época ganhava uma média de 20 RMB por mês, uma bicicleta custava cerca de 150 RMB!

Hoje em dia, a antiga lista de desejos dos anos 70 ficou fácil de ser adquirida e, por isso, ao invés dos três giros e um som, os casais modernos pedem apartamento, carro, TV e produtos modernos para equipar a nova casa.