Páginas


terça-feira, 25 de março de 2014

Coisas de bebê

Essa semana uma amiga chinesa me enviou uma lembrancinha do nascimento do bebê dela e decidi dividir com vocês algumas peculiaridades sobre a chegada e os primeiros dias de um bebê chinês.

Quando uma criança nasce aqui na China, os pais tem o costume de avisar aos amigos e parentes sobre a chegada do bebê enviando a eles uma caixinha com doces e chocolates. Nessa ocasião, além da data do nascimento e do nome escolhido para o filho, o casal anuncia também o sexo da criança, uma vez que ninguém, nem mesmo os pais são permitidos saber se esperam um menino ou uma menina!

Durante os primeiros meses após o parto, mãe e bebê saem pouco de casa (principalmente se compararmos aos nossos costumes ocidentais). Quando completam 100 dias do nascimento do bebê os pais comemoram com uma grande festa convidando parentes e amigos. Essa festa pode ser comparada a que fazemos para nossos filhos quando eles completam 1 ano de vida.

Na verdade a contagem de 100 dias se justifica porque esse período equivale a mais ou menos 3 meses, que, se adicionados aos 9 de gestação, completam exatamente os 12 meses em que a criança foi concebida. Portanto, o aniversário de 1 ano da criança é comemorado aos 3 meses de vida!

Essa é a caixa fofinha que ganhei pelo nascimento do bebê

Os detalhes sobre a chegada do bebê, nome e data de nascimento

E os doces! Êba, veio Godiva!!!!!!!