terça-feira, 17 de setembro de 2013

A lenda do Mid-Autumn Festival e dos Moon Cakes


Na próxima quinta-feira, dia 19/09 acontece, aqui na China, o Mid-Autumn Festival. Nesse feriado as famílias se reúnem para apreciar a lua cheia, soltar lanternas no céu e comer moon cakes (, yuèbing ).

Como todo feriado chinês, o Mid Autumn também possui uma lenda para contar. Há muito tempo, na China antiga, existiam 10 sóis no céu, todos brilhavam ao mesmo tempo. As pessoas não suportavam o calor, as plantações e os animais estavam morrendo. Um dia, um bravo homem chamado Hou Yi levou seu arco e flecha para o topo da Kunlun Mountain e com sua extrema força atingiu e derrubou nove dos dez sóis.

Quando as pessoas souberam o que o guerreiro havia feito, vieram até ele para adorá-lo. Entre eles estava um homem chamado Peng Meng.

Anos mais tarde Hou Yi conheceu e casou-se com uma linda jovem chamada Chang'e. Certo dia, Hou Yi  passeando próximo a Kunlun Mountain encontrou a Rainha Mãe, Wang Mu, que o presenteou com um elixir. Tal poção daria, a quem a tomasse, a imortalidade. Não suportando a idéia de viver sem sua amada esposa, Hou Yi pediu que Chang’e guardasse o elixir com ela.

Um dia, quando Hou Yi saiu para um treinamento de guerra, Peng Meng foi até Chang’e e, com sua espada, a obrigou a entregar-lhe a poção. Chang'e, sabendo que não conseguiria vencer seu adversário, bebeu o elixir imediatamente. Assim que ela tomou a poção, tornou-se imortal e voou em direção à lua, uma vez que de lá poderia continuar vendo e admirando seu amado marido aqui na terra.

Para adorar sua esposa, Hou Yi colocou as comidas favoritas da amada, bolos e frutas, em um altar e essa se tornou uma cerimônia para Chang’e que em troca abençoa as pessoas com paz e fortuna.

Os moon cakes, ou bolinhos da lua, passaram então a fazer parte da tradição para homenagear Chang'e que em troca faz com que a lua fique mais bonita e brilhante durante o Festival.

A massinha do bolo é feita uma pasta de semente de lótus, gordura, açúcar e pode ter diversos recheios doces e salgados. Para ser bem sincera eu não gosto deles e nem nunca conheci quem gostasse. Nem mesmo os chineses. Parecem apetitosos e até teriam tudo para serem gostosos se não fossem os recheios. Normalmente eles são de gema de ovo de pata, o mais comum deles, pasta de feijão ou carne de porco doce. As versões que ainda são comíveis, na minha opinião, são as recheadas de frutas como o abacaxi e a tâmara, essas valem a pena. 

Aqui estão alguns bolinhos da lua que minha família e eu ganhamos: 


Esse veio em uma latinha super fofa e é de uma tradicional padaria de Shanghai.


Dez bolinhos da lua embalados aos pares.




São muito lindos, isso é verdade!



Este veio recheado de pasta de tâmara com gema de ovo de pata.


Esse outro veio em uma caixa super linda!

Os moon cakes vieram embalados individualmente em caixinhas que juntas formam o desenho da lua.



Esse parece de chocolate.....Acho que vou arriscar comê-lo!

Esse foi o meu preferido, do Four Seasons.

A caixa é maravilhosa.

E a tampa da caixa vira um porta-retrato lindérrimo!