Páginas


sábado, 7 de setembro de 2013

As barbas do profeta no Palácio Topkapi

O Palácio de TopKapi é mais uma atração em Istambul de tirar o fôlego! Construído pelo sultão Mehmet II, entre 1459 e 1465, o grandioso palácio foi residência de inúmeros sultões e suas concubinas por anos! O palácio é constituído por um vasto complexo de prédios, cercado por 5 km de muralha e ocupa uma área de 70.000 m quadrados, cerca de duas vezes a área do Vaticano.

Claro que para ter sido a residência dos sultões o palácio não é nada modesto. Seus prédios em arquitetura árabe, revestido de mosaicos e pinturas, seus inúmeros jardins com fontes, praças e suas belíssimas rosas e tulipas fazem do Topkapi um dos palácios mais belos do mundo! Como se não bastasse, sua localização é pra lá de privilegiada, entre o Mar de Marmara, o Bósforo e o Corno de Ouro. Do alto de seus jardins dá para se ter uma vista para o Bósforo, que divide a Ásia da Europa. O estreito do Bósforo será um  post à parte. Fiz um cruzeiro simplesmente belíssimo nele que merece destaque!

Hoje o Palácio abriga um riquíssimo museu com peças em ouro, prata, cerâmica, roupas, jóias e relíquias sagradas. Entre as peças mais surpreendentes estão o maior diamante do mundo com 86 kilates e peças emblemáticas como as barbas do profeta Maomé!

Como uma visita ao Topkapi, para ser bem feita, dura um dia inteiro, o complexo tem restaurantes, cafés, sem contar com os jardins convidativos para uma pausa durante a visita. Almoçamos no restaurante principal que fica no alto do Palácio. 

 Jardins do Palácio


Entrada principal, do lado de fora das muralhas 

Essa é a porta principal para entrada no segundo pátio. Nas duas torres ficavam os prisioneiros condenados à morte, antes da execução!



Suíte do Sultão






A vista do restaurante onde almoçamos, nos jardins do Palácio. Ao fundo, o Bósforo dividindo a Ásia da Europa.







O harém do sultão


O quarto da Rainha Mãe, que seria a concubina escolhida pelo Sultão para lhe dar o primogênito, herdeiro do trono.



Detalhe do revestimento dos prédios