Páginas


sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Turkish Delights



Depois de alguns posts sobre o mais famosos dos doces chineses, o moon cake, chegou a vez dos doces da Turquia. Sim, a nossa viagem por Istambul ainda não terminou!

Não é à toa que os doces turcos são mundialmente famosos. Além de deliciosos eles surgem em uma variedade incrível, espalhados pelas inúmeras lojas na cidade e simplesmente derretem o cérebro de quem é formiga igual a mim!

O grande barato dos doces turcos é que os ingredientes usados no preparo deles é bem diferente dos nossos, o que nos dá vontade de experimentar todos eles para descobrir o que mais eles conseguem inventar. Para mim a maior descoberta foi o doce de rosas. Maravilhoso!!!!!

A variedade também é um outro ponto positivo. São tantas as opções que é impossível, mesmo aos mais avessos a doces, não encontrar algum para se derreter por ele! Existem diversos tipos, entre os mais famosos, estão o lokum, conhecido como turkish delight, que parece uma jujuba, só que bem maior e muito, muito menos doce. Além disso, ele é também mais sofisticado que a jujuba, pois normalmente eles não são feitos puramente com xarope, açúcar e corante. Os lokuns levam mel, pistaches, castanhas e frutas como o limão, laranja, cranberry, frutas vermelhas e rosas.

Existem também os doces mais parecidos como uma sobremesa de restaurante, entre eles a tradicional baklava. É um doce folheado com várias opções de recheios, normalmente misturando ingredientes crocantes e macios. Os de pistaches são os mais populares.

Outra opção são uns que parecem um torrone. Mas nem de longe tão doces quanto. E possuem muito mais castanha, nozes e pistaches do que o seu concorrente italiano.

Devo ter engordado uns dois quilos na viagem, pois todo dia tinha doce turco de sobremesa!