Páginas


terça-feira, 29 de abril de 2014

As Emblemáticas Vassouras de Palha de Shanghai

Curioso como Shanghai, uma cidade moderna e cosmopolita, consegue preservar umas tradições que devem vir de séculos passados.

Sempre me chamou atenção o uso das vassouras de palhas para limpar as ruas da cidade. Todo limpador de rua usa uma vassoura de palha artesanal. Tá, tudo bem, no Brasil também usamos ainda as nossas vassouras de palha, mas é no uso doméstico. Implementar a vassoura artesanal na limpeza urbana é afirmar que nada limpa tão bem quanto ela!

Não importa onde, podemos estar na via mais luxuosa da cidade, onde o aluguel do metro quadrado  custe alguns milhares dólares, sempre encontraremos a conservadora vassoura de palha. Muitas vezes, logo depois das vias serem varridas pela tradicionais vassouras, surgem os modernos caminhões que lavam o asfalto e a calçada. Muito paradoxal esse sistema de limpeza!

Se tivermos um pouco de sorte podemos encontrar uma vassoura fresquinha, onde a palha, ainda verde, está repleta de flores lilás! Uma graça! Procurei demais uma dessas nos últimos dias para fotografar e mostrar para vocês mas vou ficar devendo essa.

Por enquanto fiquem com as fotos das que fiz do pessoal que faz a limpeza do meu jardim e suas vassouras secas.







Essa foto não é minha, encontrei na internet. Escolhi ela só para mostrar as flores dos ramos que fazem a vassoura.