Páginas


terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Ano Novo do Cavalo


A viagem para Bali ainda não acabou e ainda teremos alguns deliciosos posts sobre aquela terra maravilhosa. No entanto, por razões superiores vou dar uma pausa em Bali para falar um pouquinho dessa terra cheia de curiosidades onde eu moro.

Para quem não sabe, o ano ainda não começou aqui na China. No próximo dia 31 de janeiro, os chineses comemorarão o primeiro dia do Ano do Cavalo. A contagem do calendário deles é um pouco diferente da nossa, o ano sempre começa um pouco mais tarde e, esse ano em particular, terão 13 meses pois o mês de setembro se repetirá! Algo que só acontece de 4 em 4 anos.

O Ano do Cavalo, para eles promete muita sorte e muito dinheiro chegando, ainda mais com esse um mês a mais para trabalhar e ganhar dinheiro, algo que o chinês sabe fazer muito bem.

A celebração do ano novo também é conhecida como Festival da Primavera pois o evento coincide com a chegada da estação.

O Festival da Primavera é sem dúvida o evento mais importante do ano para os chineses. Costumo compará-lo ao nosso Natal. Todos vão para casa, se reúnem com suas famílias, ceiam e distribuem presentes. As ruas, lojas e casas se enfeitam com as tradicionais lanternas vermelhas. O trânsito melhora. Já os aeroportos e estações de trem viram um caos! Já foi comprovado, o ano novo chinês é o maior movimento simultâneo de pessoas do planeta! Todo mundo que estar perto de suas famílias. Nada é mais importante que chegada do Ano Novo.

O feriado oficial da celebração é de 7 dias e essa é a única semana do ano que você poderá encontrar alguma coisa fechada por aqui. Muitos chineses aproveitam esse período para tirar uma espécie de férias e muitos trabalhadores autônomos (ou não) costumam se afastar de seus empregos por até longos 20 dias!

Para imergí-los um pouco nessa atmosfera que estou vivendo por estes dias, nos próximos posts vou contar algumas histórias de ano novo. A primeira delas eu conto na sexta que vem, no primeiro dia do ano novo chinês, a história do Monstro de Nian!