Páginas


quarta-feira, 29 de maio de 2013

Chinês X Refrigerante

Desde que coloquei os pés na China, descobri que o chinês não é muito fã de refrigerante. Nos supermercados a bebida fica sempre em uma gôndola isolada e modesta, sem nenhum destaque. Nos restaurantes, por inúmeras vezes, recebemos a bebida quente, o que demonstra que eles não tem a menor idéia de como serví-la. Para piorar, se o restaurante for tipicamente chinês, eles, certamente, sequer terão a bebida no cardápio!

Tudo isso não era novidade para mim! Sei que os chineses tradicionalmente tomam chá durante as refeições mas nunca imaginei o porquê de eles não tomarem refrigerante.

Há uns dias atrás, tudo foi esclarecido! Em uma mesa de restaurante, uma amiga chinesa me pergunta:

Amiga: “ Suas crianças querem tomar refrigerante? ” (Porque todos estavam tomando chá)

Eu: “ Não, tudo bem, eles estão ótimos tomando chá! ” (E estavam mesmo. Gostam de refrigerante mas não é um vício!)

Amiga : “ Deixa eu pedir, eu sei que as crianças gostam! ”

Eu: : “ Vocês não gostam de refrigerante, não é? ” (Fazendo referência, não à família dela, mas aos chineses em geral)

Amiga: “ Claro que a gente gosta! A gente não toma porque faz mal!!!!!”

Inacreditável!!! Quanta consciência! Já pensou se nós ocidentais só comêssemos o que nos fizesse bem?!!! O chinês faz isso! À medida do conhecimento dele, claro!