Páginas


sexta-feira, 24 de maio de 2013

Para comprar o peixe, tem que saber pescar!

O chinês tem o hábito de comer comida muito fresca. Nós no Brasil, principalmente no Ceará, infelizmente, temos que nos conformar com vegetais e frutas não tão novinhos. Lembro-me muito bem das primeiras vezes que fui fazer compras com a ayi. Praticamenete tudo que eu coloquei no carrinho de hortaliças, ela devolveu dizendo que eu não sabia escolher! Na verdade, era o meu nível de exigência que era baixo demais!

Da mesma forma que vamos todos os dias à padaria comprar pão, o chinês tem o hábito de todos os dias ir à feira comprar frutas, verduras e a carne. Colocar um vegetal na geladeira para comer dois ou três dias depois é quase um pecado por aqui! Com a carne acontece igual. Não se compra carne, peixe ou frango para congelar e ir comendo aos poucos, se compra fresca, recém abatida ou muitas vezes....viva!

Pois é, isso para mim sempre foi meio difícil de aceitar. Não sou vegetariana, mas confesso que não me agrada muito a sensação de olhar nos olhos de um bichinho que depois eu vou comer. Sabe aquela ilusão que a coxinha de frango que está ali embaladinha e congelada é simplesmente comida e nunca foi um animalzinho? Pois é, prefiro viver com essa ilusão até o momento que minha consciência não suporte mais e eu me renda ao mundo vegetariano!

Nas feiras chinesas, é comum encontrar todas as aves vivinhas. Codornas, patos, pombos, frangos, etc. O freguês escolhe e o açougueiro faz o serviço! No supermercado não tem aves vivas, ainda bem! Mas tem os famosos peixinhos nos aquários!

Tirei algumas fotos da enorme variedade de frutos do mar que eles oferecem ainda vivos no supermercado. No final tem um vídeozinho de uma cliente pescando o peixe e entregando para o rapaz colocar no saco e pesar... ainda vivo!

Tão fofinhos. Dá vontade de levar para casa e transformar em animalzinho de estimação!
 



 
Esse é feio! Parece uma cobra!
 

Essa foto deu um trabalhão para tirar e ainda ficou horrível, mas isso aí é uma tartaruga!


Mexilhões e ostras


Mais mexilhões. E isso aí dentro de uma saquinho é uma espécie de tartaruga, não sei como chama. Vejam como é caro! 480RMB equivalem a R$ 160,00 por MEIO quilo! 


Mais conchinhas

 
Esse é muito feio, é praticamente uma cobra! Eles deixam dentro de um saquinho para o peixe não fugir. A foto ficou ruim porque não tive nem coragem de chegar muito perto...

 
Visão geral do aquário

 
E aqui a nossa pescadora!!!!

 
Chamou o funcionário para ajudar a escolher.

 
 

Peixe pescado

 
E o vídeo.

 
Aqui tem o link do vídeo no You Tube para quem preferir asistir por lá.