Páginas


sábado, 6 de abril de 2013

Parques Chineses

Quando eu vim morar na China, trazia na cabeça a imagem de um típico jardim chinês, cheio de árvores, rios, cachoeiras e casinhas chinesas. No fundo eu não imaginava encontrar lugares como esses dentro de uma metrópole tão grande e agitada como Beijing, mas, felizmente, eu estava enganada!

Não somente Beijing, como a China inteira é repleta de parques e jardins muito especiais. Por normalmente ocuparem grandes áreas dentro das cidades, os parques conseguem criar uma atmosfera de tranquilidade mesmo localizados nos grandes centros urbanos.

Beijing existem muitos, muitos jardins espalhados por todos os lados. O meu preferido é o Ritan (Templo do Sol). Aqui em Shanghai o mais bonito de todos, para mim, é o Yu Yuang Garden.

Os parques e jardins possuem uma razão simples de serem tão bonitos e bem cuidados, os chineses precisam deles! Historicamente os chineses não têm o hábito de passar muito tempo dentro de casa.

Antigamente as residências chinesas eram equipadas apenas com quartos. As casas não tinham banheiros, nem cozinha. As famílias utilizavam banheiros públicos e para cozinhar era comum colocar o fogão na calçada de casa para fazer a comida. O resto do tempo, quando não estavam trabalhando, os chineses estavam nos parques. Claro que muita coisa mudou, mas ainda é possível ver traços dessa herança.

Quando eu morava em Beijing, passeando no centro histórico, ainda tive a oportunidade de ver mulheres preparando as refeições na calçada e pessoas saindo de casa de pijama para usar o banheiro público!

Justamente por causa de costumes como estes os jardins e parques chineses são lugares tão especiais no dia-a-dia de homens, mulheres e crianças. Nesses parques é comum ver pessoas fazendo as mais diversas atividades que nós ocidentais fazemos em casa ou na academia, como jogar cartas, praticar artes-marciais, jogar peteca, fazer exercícios e até mesmo dançar.

Encontrar chineses dançando nos parques é muito mais comum do que se imagina! Munidos com um pequeno carrinho de som e muita vontade de se exercitar as pessoas vão chegando e começa a dança. Quando o grupo é formado só por mulheres a dança é coreografada. Quando praticadas por homens e mulheres são dançadas em pares, cada casal no seu passo e estilo. O curioso de tudo isso é que a atividade é tratada como exercício e entre os casais de dançarinos não se observa, necessariamente, nenhuma relação afetiva além do simples e puro desejo de se exercitar!

Com tantas atividades para se fazer nos parques está mais do que justificado o porquê deles serem lugares tão agradáveis!
 
Ritan Park

 
 
 
 
 
Pescaria no Ritan
 
  


 
Dança nos parques
 

 
Ritan

 

 
 
 
 
 
Música nos parques 

Yu Yuang Garden
 







Detalhe do telhado dos prédios
 


 
Casa de Chá do Yu Yuang Garden