Páginas


quarta-feira, 17 de abril de 2013

Veneza



Muito difícil falar de Veneza pois, de uma forma ou de outra, todo mundo conhece um pouco da cidade, seja porque já visitou ou porque já ouviu muito falar.  Por isso vou contar, do meu jeito, o que é Veneza para mim.

A primeira vez que estive na cidade foi na minha lua-de-mel. Claro que não precisa dizer que foi maravilhoso!!! Dessa última vez, eu estava com marido, três filhos e os meus pais, enfim, um batalhão de gente! Nem por isso a cidade deixou de ser, para mim, um dos lugares mais românticos do mundo!

Um dos meus lugares favoritos é a Praça de São Marcos. A Basílica de São Marcos é, sem dúvida, o ponto turístico mais famoso da cidade. Construída para abrigar o corpo de São Marcos no século IX, ela foi reconstruída no século XI. O interior é repleto de mosaicos maravilhosos, com estátuas, ícones e os famosos cavalos trazidos por São Marcos depois da Quarta Cruzada em 1204.

Outro ponto imperdível é o Palácio Ducal, residência oficial do governo, e sua famosa Ponte dos Suspiros, que liga o Palácio às prisões do Estado.

Andar a pé pela cidade é outra atração. As pequenas ruas construídas com paralelepípedos e as intermináveis pontes fazem de Veneza uma cidade única!

Claro que não pode faltar, em uma visita à cidade, o famosíssimo e delicioso passeio de gôndola!

Por acidente, na minha lua-de-mel, descobri um lugarzinho um pouco afastado do centro turístico que é um encanto: o Lido. Dessa vez, quando retornei, fiz questão de voltar lá para mostrar às crianças. O Lido é um pouco diferente do centro histórico de Veneza, lembrando mais uma cidade pequena do interior da Itália. Lá vimos menos turistas e os que encontramos são italianos fazendo turismo interno. Para se chegar lá, é só tomar a balsa que faz o transporte público, leva por volta de 30 minutos.

Ah! Uma dica: experimente a cozinha local! Os italianos raramente fazem compras em supermercados. Em vez disso, a maioria prefere lojas de especialidades. Você pode comprar bolos e doces na "pasticceria", leite na "latteria", e massa, presunto e queijo em um "alimentari". É uma forma divertida e interessante de fazer compras, e você descobrirá que a comida é sempre fresca e deliciosa! Essa também é uma maneira de penetrar na rotina dos venezianos e descobrir como os italianos são alegres e descontraídos!