Páginas


sábado, 2 de março de 2013

Chinese New Year!

Alguns de vocês já devem saber que a contagem do ano para os chineses assim como para muitos outros asiáticos é diferente da nossa. O ano chinês é contado a partir do calendário lunar, isso faz com que o ano nem sempre comece no mesmo dia, como o nosso que é sempre em 01 de janeiro.

A contagem dos anos em muitos países também é diferente da nossa que temos como referência o nascimento de Cristo e que estamos a 2013 anos do marco. Passei o reveillon de 2009/10 na Tailândia e lá já era 2052. Não sei ao certo qual seria para eles o marco do ano zero.

O Ano Novo Chinês, também conhecido como Chun Jie ou Festival da Primavera, é a mais importantes de todas as datas comemorativas. O Festival começa no primeiro dia do primeiro mês do calendário lunar e termina com o Festival da Lanterna, na lua cheia, 15 dias depois.

A véspera do Ano Novo Chinês, este ano coincidiu com o nosso Carnaval aí no Brasil, começou no dia 09 de fevereiro. Essa data para os chineses é tão importante quanto o Natal é para nós. Tradicionalmente ela é celebrada reunindo as famílias em uma ceia.

A comida é um importante aspecto da Cultura Chinesa e o Festival da Primavera é, sem dúvida, o maior evento culinário! Neste dia não pode faltar na mesa dumplings (uma espécie de pastelzinho cozido no vapor) com bolinho de arroz.

Outra tradição importantíssima da época são os envelopes vermelhos. Normalmente, durante o Festival, se distribuem envelopes vermelhos com dinheiro para as crianças e empregados. Não importa muito quanto tem dentro do envelope, porém a quantidade de envelopes que você recebe, de diferentes pessoas, pois isso simboliza o quanto você é querido!

Uma outra manifestação de comemoração da data são os fogos de artifício. Eles não podem passar desapercebidos. Chega a assustar a quantidade de fogos que são soltos durantes os longos 15 dias do Festival. Isso mesmo, chinês é exageradísssimo, eles não fazem como nós que soltamos fogos pelos primeiros 15 minutos do ano, eles soltam por 15 DIAS! Não é à toa que foram os chineses que inventaram os fogos de artifício. Os piores dias, quero dizer, os mais ensurdecedores são o primeiro e o último. O primeiro pois toda família deve soltar fogos em casa para espantar os maus espíritos e o último para chamar os bons espíritos de volta.

Bem, acho que é isso, espero que tenha conseguido esclarecer um pouco como a tradição do Ano Novo acontece por aqui.

Como o ano por aqui acabou de começar, hoje é o vigésimo dia de 2013, Feliz Ano Novo para vocês ou como dizem aqui na China:  xīn nián kuài lè   新年快!