Páginas


segunda-feira, 25 de março de 2013

Feriado chinês


Os chineses não celebram a Páscoa, porém, praticamente no mesmo período em que cai a nossa Semana Santa aí no Brasil, aqui na China é celebrado o Tomb-Sweeping Festival.

O Tomb-Sweeping é o dia em que os chineses homenageiam os seus antepassados mortos. Este é o dia para visitar os túmulos, lavá-los e oferecer flores. Algumas vezes o falecido pode receber ofertas de sua comida favorita, vinho e até dinheiro. Tudo isso é queimado como forma de “enviar” os presentes ao familiar morto.

No entanto, esse não é somente um dia para celebrar os mortos, mas também uma festa para que as pessoas se divirtam. Como o Festival acontece no início da primavera, essa é uma época em que as pessoas aproveitam para sair de casa, visitar os muitos parques e apreciar a natureza. Para os chineses os passeios ao ar-livre durante o Festival não são apenas um entretenimento, mas uma necessidade para manter corpo e mente saudáveis.

Outra tradição do Festival é empinar pipas. O assunto é tão sério por aqui que não se limita a uma atividade de criança, todo mundo participa. Quando acaba a luz do dia surgem mais pipas no céu, agora, ligadas a elas, pequenas lanternas que fazem com que as pipas lembrem estrelas no céu. Diz a supertição que aquele que empina a pipa deve cortar a corda para deixa-la voar livre. Isso traz boa sorte e afasta doenças.

Em resumo o Tomb-Sweeping Festival é uma ocasião de características únicas que reunem as lágrimas de tristeza para os mortos com o sorriso dos passeios da primavera.